Páginas

9 de setembro de 2010

Ter Razão ou Ser Feliz ?


 

Segundo “post” e finalmente consegui fugir temporariamente do “Assunto Política” e abordar um tema rotineiro no nosso corrido dia-a-dia: Razão x Felicidade.


Há um tempo, cerca de 2 meses atrás, recebi no meu e-mail a seguinte “historia” que resume basicamente este confronto que nos deparamos diariamente. Até onde ter razão é melhor do que ser feliz?
Rodrigo acaba de se mudar para sua nova casa, resolve dar uma  festa, convida alguns amigos do seu departamento, entre os amigos convidados está o casal Darlene e Henrique. Rodrigo resolve marcar a festa ás 8 da noite, 2 horas depois do encerramento do seu expediente. Algum tempo depois de sair do trabalho, o casal Darlene e Henrique encontram-se presos em um congestionamento, em uma movimentada avenida da capital paulista. Enquanto Henrique ouve as ultimas noticias de esporte no rádio do carro, Darlene resolve consultar o mapa, pois não não sabiam o caminho que teriam que percorrer, para chegar a casa de Rodrigo. O transito lento, mas começa a andar. Darlene pede para que Henrique vire a próxima rua a esquerda, Henrique tem certeza que é a direita, Darlene e Henrique começam a discutir e percebem que além de nao saber o caminho estão atrasados. Então Darlene se cala e deixa que Henrique vire a direita. Alguns metros e frente e alguns minutos atrasados, Henrique percebe que voltou ao mesmo lugar, embora com dificuldade, Henrique reconhece que errou e resolve entrar na rua que Darlene tinha sugerido. Darlene oferece um simpático sorriso a Henrique, e diz que não a nenhum problema em chegar algumas minutos atrasados.Já na rua da casa de Rodrigo, enquanto se preparava para estacionar o carro, no portão da casa, Henrique perguntar para Darlene: Se você tinha tanta certeza que eu estava errado, porque não insistiu um pouco mais ? Darlene responde: Já estávamos atrasados, e a beira de uma discussão, se eu insistisse um pouco mais, teríamos estragado a noite; E sabiamente completa: Entre ter razão e ser feliz, eu prefiro é ser Feliz !


Fiz uma pesquisa rápida na internet e descobri que essa pequena historia foi contada por uma empresária, numa conferencia, para ilustrar a energia que normalmente é desperdiçada apenas para demonstrar a posse da razão.

            Desde então, me pego pensando e tento descobrir se é melhor ter razão ou simplesmente ser feliz. Por um lado, evitar discussões que não nos levar para lugar nenhum, evitando brigas é bom, por outro lado quando realmente temos razão sobre algo, é complicado abrir mão, ficar calado e ouvir as pessoas disserem um monte de besteiras sobre assuntos que realmente dominamos, e será mesmo justo nos calar diante de assuntos que realmente dominamos? 


Eu Fellipe Augusto, sou do tipo de pessoa, que antes de comentar sobre algum assunto, tenho que ter plena certeza e domínio do que estou falando, e para ter certeza eu pesquiso, estudo, e até vou a fundo quando o assunto é do meu interesse, e quando me deparado com uma situação ao qual eu tenho razão, é muito complicado, pois creio que deixar a pessoa levar uma informação ao qual esta errada, é inútil e errada. E no final de uma discussão observar que além da razão eu estava certo, me deixa muito, mais muito feliz mesmo ! Ao saber que horas de dedicação e estudo não foram em vão.

            Mas para algumas pessoas, ouvir um monte de baboseira e ficar calado, comemorando por dentro e auto-satisfazendo o seu ego e orgulho, ao ver que o “próximo” diz um monte de besteira é um tanto quanto prazeroso.

            E pra você ter, é melhor ter razão ou simplesmente ser feliz?

       


Um comentário:

Unknown disse...

Racionalidade não é um termo muito ligado a felicidade, até mesmo conhecimento, por si só, não produz felicidade.
Óbvio que não devemos abrir mão do conhecimento e da racionalidade por isso, mas devemos ponderar nossas atitudes, no fim das contas sempre tem alguém prejudicado e seremos felizes por prejudicar alguém?
Por mais razão que tenhamos sobre um determinado assunto, devemos zelar pra que nossas atitudes não digam o contrário, como diz o dito popular "apelou perdeu a razão", usar metódos mais 'lights' pra demonstrar nosso ponto de vista, pode ser uma maneira mais fácil de mostrar que a outra pessoa está errada (nem sempre funciona, sempre tem aqueles donos da verdade absoluta)!