Páginas

8 de setembro de 2010

Café com Política - Parte 1




Depois de 1 dia de “estica aqui e puxa ali” para terminar o layout do meu blog, veio a primeira pergunta: Qual será o primeiro “post” ?

Entre tantos assuntos bacanas rolando na Rede ‘Viral’ de Computadores, tendei escapar de assuntos políticos, mas não teve jeito. Pois Zé! Então decidi postar uma grande dúvida minha, e creio que seja a de muitos brasileiros: O que fazem os Deputados, Senadores, Governados e Presidentes?

    É incrível, mas até quem não gosta de futebol sabe ou tem alguma noção sobre o posicionamento de cada jogador em campo, e se duvidar consegue até lembrar alguns nomes de jogadores que são atacantes, laterais e até goleiros, mas poucos sabem o que faz um DEPUTADOS ou até mesmo o PRESIDENTE DO BRASIL.

    Quer ver a coisa complicar um pouco mais? Você lembra para quem você votou no cargo de deputado estadual na última eleição? É não precisa ficar envergonhado, vá até a cozinha pegue uma xícara de café bem quente e vamos descobrir o que faz cada um desses cargos.

Para não deixar esse “post” longo, chato e complicado de se entender, vou apresentar então o Presidente da Republica e seus Ministros.

O Presidente da República, Ministros e Ministérios:

    Muito se falou sobre as viagens que o atual Presidente do Brasil fez ao exterior, dos tratos com outros países, de negócios que ultrapassam os continentes e assim por diante. Mas basicamente o Presidente da República, tem por obrigação demonstrar a soberania brasileira sobre os acontecimentos mundial junto com os lideres de outros países. Sendo assim o Presidente Brasileiro deve representar a nossa pátria amada junto aos governantes de outros países. O Presidente tem por direito e sem interferências diretas ou indiretas escolher os ministros que formularam projetos de leis para os seus ministérios.

    O Presidente poderá escolher 24 ministros, seguidos por 8 secretários da presidência com status de ministério e seis órgãos com o status de ministério. Cada ministério é responsável por uma área e é liderado por um ministro. Cada ministro poderá ser acompanhado do Presidente durante o seu mandato, que no Brasil tem duração de 4 anos, e em caso de re-eleição, acompanhá-lo por mais 4 anos.

    Os ministros auxiliam o Presidente da República no exercício do Poder Executivo. O de Relações Exteriores, assessora na formulação e execução da chamada Politica Externa Brasileira.
Os ministérios elaboram normas, acompanham e avaliam os programas federais, formulam e programam as políticas para os setores que representam. São encarregados, ainda, de estabelecer estratégias, diretrizes e prioridades na aplicação dos recursos Públicos.

    Alguns dos ministérios  do Brasil são:

    O Ministério da Justiça - o mais antigo. Criado em 3 de Julho de 1822, pelo Príncipe Regente D. Pedro, com o nome de Secretaria de Estado e Negócios da Justiça. 

    O último Ministério criado trata-se da transformação da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP) em Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) pela lei 11.958/09 de 26 de Junho de 2009.

    Existem também no Brasil, os ministérios da Ciência e Tecnologia, Ministério da Comunicação, Ministério da Cultura, Ministério da Saúde entre outros.

    Atualmente o salário do Presidente do Brasil, gira em torno de R$ 8.800,00, parece pouco comparado, por exemplo, aos dos Ministros do  Superior Tribunal Federal que gira em torno de R$ 30.675,48. Mas por outro lado, todos os castos do presidente da republica é custeados por nos brasileiros, desde a comida que come e a roupa que veste, até o papel higiénico, e não pense você que é pouco, pois se o presidente resolve tomar um wisk, lhe é servido o wisk mais caro, e assim com todos os outros consumos dele.

    Por isso, na hora de escolher o Presidente, lembre-se que: Por traz daquela cara bonitinha que aparece em cartaz, ou invade nossas nossa  casa no horário político, existem os lobos maus. Na hora de escolher o Presidente, não se esqueça de acompanhar o time que o Presidente que colocar em campo para “defender” o Brasil.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns Augusto pela iniciativa, o que muitas vezes falta ao povo é conhecimento, as informações, não que elas estejam escondidas, mas muitos não sabem onde procurá-las!